Sonda europeia aterra pela primeira vez em Titã, lua de saturno!
Pelo primeira vez o Homem aterra uma sonda para além de Marte, Lua e Vénus. Em Titã, a gigantesca lua de Saturno (quase o dobro do tamanho da nossa lua!)
Tal foi o resultado de um projecto conjunto entre a NASA e a ESA (agência espacial europeia).
Esta lua semore suscitou grande interesse porque parece uma versão do que os cientistas pensam que era a nossa Terra há uns biliões de anos, quando a vida se estava a originar na nossa superfície.
Aí está a primeira imagem da superfície. Um mundo alaranjado com blocos pequenos de gelo a uma superfície mais ou menos lisa e clara. Tudo envolto num nevoeiro alaranjado de metano (gás semelhante aquele que temos nas nossas casas mas está a -180ºC!):
Blocos de gelo, uma superfície lisa, uma névoa alaranjada no ar
Os cientistas da ESA suspeitam que esta superfície está "molhada" por metano e etano líquido
A segunda imagem, entre várias das tiradas de cima, antes da aterragem, mostram o que parecem ser "rios" de algo líquido (provavelmente hidrocarbonetos, que são químicos tipo óleos e petróleo que estiveram envolvidos na origem da vida na Terra) misturados com gelo de água e também o que os cientistas pensam serem "mares" de algo, intercalados com água.
Rios de compostos orgânicos? Um delta num mundo alienígena?
Mas estão -180ºC lá em baixo!
Antes de aterrar, em Titã
Os prómixos dias mostrar-se-ão muito interessantes para a ciência, dando-nos a conhecer mais deste mundo alienígena e ao mesmo estranhamente familiar...
Sem comentários:
Enviar um comentário