quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Referendo de dia 11 de Fevereiro

Tenho lido opiniões muito sensatas por parte do sim e por parte do não. Todos temos tentado expor as nossas perspectivas e tentar encontrar a melhor opção. Não obstante, após ponderar bastante, e encontrar todos estes diferentes pontos de vista, decidi abster-me no próximo referendo de Domingo, por chegar a uma conclusão que sinto ser mais abrangente.

Por um lado sinto que as mulheres não devam ser julgadas mas sim ajudadas, pois tem o direito a uma vida digna. Por outro lado, se abortam, os fetos deixam de ter direito à sua vida.
Ou seja, a questão é extremamente delicada e até acho doloroso estarem-nos a pedir para votar numa matéria tão a preto-e-branco.

Gostava de estender a minha compaixão tanto aos fetos que devem ser defendidos como às mulheres que devem ter direito a uma vida livre, sem contudo deixar de achar que estas não devam interferir na vida de futuros seres (pela realização de um aborto). Considerados estes valores éticos, irei abster-me como a posição que não contribuo directamente para prejudicar um lado, beneficiando outro. Continuo a achar que intervir directamente na tentativa de elevar os níveis de compreensão e de paz, de comunicação e de amor, na vida dos casais, transversalmente em todos os níveis sociais, é a medida que a sociedade deve em bom senso e delicamente tomar. E claro, desencorajar a prática do aborto.

Digg Technorati Delicious StumbleUpon Reddit BlinkList Furl Mixx Facebook Google Bookmark Yahoo
ma.gnolia squidoo newsvine live netscape tailrank mister-wong blogmarks slashdot spurl

2 comentários:

JCNunes disse...

...Tas-te a esquecer que uma abstenção é mais um voto "Não", pois caso ganhe a abstenção tudo fica na mesma!

Portanto ao absteres-te estas de facto a contribuir directamente para prejudicar um lado, beneficiando outro.

Espero que desta vez ganhe o Sim ou o Não e não o nim!!

ABSTENÇÃO = NÃO

paulo disse...

Caro Zé eu compreendo o teu ponto, mas o que é preferível é ajudar as mulheres e evitar de todos os modos a prática do aborto (legal ou ilegal).