domingo, janeiro 20, 2008

Vejamos. Global warming?
Não. Não me parece.

Podem ter sido anos quentes, entre 1990 e 2005.
Sem dúvida.
Mas curiosamente 2006 e 2007 foram anos muito mais frios.
Em Braga cheguei a registrar uma mínima de -6ºC e este ano -4ºC, o que são recordes.
Mas isso é o menos raro.
Hoje mesmo a temperatura chegou a uns recordes -60ºC na Gronelândia e -55ºC na Sibéria. Já imaginaram 60 graus negativos? Pois,uma vaga de frio polar vai a caminho dos EUA e chegará a Europa em finais de Janeiro. Vamos ver! Já nevou na Florida e Califórnia.
Também foi hoje que registrei 21ºC em Braga, um recorde em Janeiro, igualmente.
MAs estas variações são normais. Os Humanos esquecem-se das longas variações do planeta. Houve uma pequena idade glacial entre 1300 e 1800. Houve uma época mais quente que a actual à volta do ano 1000. Houve tempos que podia haver dias que se aguentava de tshirt em alturas de Natal e houve outros em que podia chegar a nevar cá provavelmente perto do Verão.

2007 passou. No Verão passado, não houve verdadeiro Verão cá. E no Hemisfério Sul constate-se que nevou em Buenos Aries, Brasil, Peru e África do Sul. Este Janeiro nevou no Irão, Iraque, Grécia e há dois anos foi em Israel e Arábia Saudita. E ainda me recordo dos nevões perto de Sevilha em 2005 e quando vimos geada na costa espanhola que dava para Marrocos do outro lado e lá fomos nós sem passport cheios de gorros para ir até África!
Não me venham de novo com aquecimento global, por favor.
É certo que apanhei 42ºC na floresta amazónica (outro recorde). Apanhei 20º em Viena de Áustria em finais de Novembro. Ou mais impressionante, 43ºC na minha única vez em Praga (mas não como os recordes de 2007)
Venham-me é com novos hábitos ecológicos sim, novos hábitos pacíficos sim, e novos hábitos de prosperidade social, sim.

A ver vamos se além de ter nevado nos dois últimos anos em Lisboa e um dos anos no Algarve,a ver vamos se finalmente neva em Braga ou no Porto, que já não neva desde há mais de vinte anos. O aborrecido é que é mais complicado cultivar alimentos com temperaturas negativas. De qualquer modo estive na Suíça na passagem de ano e aguentei bem os 7 graus negativos na cidade, ou os 11 negativos na montanha, nada de mais. Na realidade, o intenso degelo dos pólos ao alterar as correntes oceânicas poderá desencadear uma nova mini-era glacial, que não sendo nada catastrófico, sem dúvida que seria árduo para os europeus actuais já desabituados do frio.

Digg Technorati Delicious StumbleUpon Reddit BlinkList Furl Mixx Facebook Google Bookmark Yahoo
ma.gnolia squidoo newsvine live netscape tailrank mister-wong blogmarks slashdot spurl

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda hoje as temperaturas chegaram ao recorde absoluto de -40ºC no interior dos EUA, chegaram as -15º na Turquia e neva intensamente e bem abaixo de zero em Ancara. O mesmo já ocorre na China há mais de um mês e temperaturas gélidas (entre -5 a -15ºC) afectam a Grécia, tendo nevado bastante em Atenas, e este ano nevou tá muito também no Irão, Teerão, Bagdad, Jesuralém e norte da India. Estranhamente só Portugal e a europa ocidental parecem estar com temperaturas bem acima das médias...