sexta-feira, março 20, 2009

Porque é que isto acontece? A voz da intuição.

Perante a negatividade do país, das notícias, pretendo com esta rúbrica, ajudar a mudar o ânimo do país Portugal, começando por tu que lês.
Em vez mil e uma palavras de negatividade, pretendo aqui transcender esse estado.
Sublimar as notícias até aquilo que de mais ideal poderiam ter.
Eu sou 100% a favor da paz, amor, harmonia, da união dos povos, tolerância, humildade, aceitação. Reconheço que também tenho muito a aprender, como todos nós que cá estámos.

Aqui vai a análise do país de hoje.

Portugueses são os que dormem pior
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1370050
Começo pela crise. A crise é plena. Mas não é de empregos e dinheiro. É de valores.
Sem dúvida irá durar pós-2010, e bem dentro da próxima década, provavelmente até 2020. É acima de tudo uma crise de reestruturação de valores e de nos encontrarmos a nós mesmos.
Porque até aqui tinha sido uma inércia passiva. Uma ilusão materialista. Uma auto-ilusão.

Assim, poderia ser irónico e dizer que os portugueses ao não dormirem, abrem os olhos, e tomam consciência, pelo menos, pensam. Mas dormir é um acto essencial. Não é por stressar ou nos preocuparmos que os problemas se vão resolver. Escreve o autor que vai ficar desempregado no próximo mês. Mas então? É sempre uma nova oportunidade para mudar a vida. È isso que temos que nos consciencializar, que a vida não é uma rocha sólida de estabilidade. A estabilidade é uma ilusão, especialmente a monetária ou profissional. Agora que a ferida ficou exposta, podemos pensar em soluções. Eu já tenho várias. Consumo muito menos (e o ambiente agradece). Poluo menos. Não conduzo. Faço aquilo que gosto. Tenho uma alimentação vegetariana (poupo saúde e a bolsa). E até comecei a crescer a minha própria comida em vez de gastar o dinheiro em flores e aparar os relvados no jardim.
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1369946
Como eu dizia, a crise ainda começa. Portanto há que sairmos de toda esta especulação e ilusão, esta diria "borracheira descomunal" que foram estas últimas décadas em matérias de negócios!

Já pensaram como as pessoas viviam humildemente antigamente? Talvez haja algum valor a ser redescoberto nesse estilo de vida.


Mário Machado preso
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1370057
A atraí A, B atraí B. Curiosamente aqueles que procuram um caminho de separação, apenas vão encontrar mais separação. Neste caso uma prisão. Não é com a xenofobia que se constrói a paz e prosperidade dos povos. É pela união.

Obama pela Paz... com o Irão
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1370053
E a dar o exemplo. Obama, excelentemente, apelou à calma e união com os iranianos. Um gesto que seria "impossível" com Bush, e que Obama felizmente veio a dar. Isto só planta sementes de paz e harmonia no mundo do Médio Oriente. Agora falta em Israel acontecer a mesma energia pela união dos povos, mesmoque diferentes.


Dirigentes mudam ou são mudados, diz Mário Soares
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1370006
E tem toda a razão. Sócrates como qualquer político precisa de relembrar-se que um político é para todos, e não só para os interesses económicos. Um político é servo da sociedade, no melhor sentido da palavra. Presta serviço aos outros e tem que escutar os outros e adaptar-se. Sob o "risco" de o povo acordar e mudar de voto.
Mas também não é um pai-nosso. Os Portugueses ainda vem muito no governo uma espécie de pai, que tem que pagar a mesada e nos ajudar a fornecer emprego. Ora isso é uma atitude de dependência. Os Portugueses precisam de ter um pouco mais de brio e levantar-se, e em vez de desmoralizar com quem temos no poder ou podemos escolher, há que praticar essas acções de mudança no dia-a-dia com o melhor espírito possível. E esse não é um de pessimismo e visão preto-e-branco.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1370008
E nesta última notícia Durão Barroso, parece cada vez mais empenhado em não mudar. Infelizmente a crise bateu-lhe à porta, e mais fazia bem voltar para o conforto da sua família transmontana.

Solos rurais não passarão a urbanos
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1369979
Excelente notícia. É de facto um óptimo avanço em plena crise de valores (e financeira) que os governantes façam a sua motivação proteger a degradação do património natural, pois a Terra
é de todos. As cidades já estão grandes demais e com reduzida qualidade. É preciso investir muito mais na "verdezização" das cidades e integrar esta visão igualmente nas zonas rurais. Os solos tem que ser um património público ou a ser privado, daqueles que cuidam da Terra. E felizmente na seguinte notícia, continuando na onda do ambiente, o ministério reconhece o problema de se cultivar eucaliptos. Talvez a seguir pensem na desertificação, no problema das monoculturas e transgénicos, na falta de água, incêncios, e então pensem depois em coisas como a permacultura (ver wikipedia), ou a requalificação natural dos solos,verdadeiras soluções!
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1370061

Fritz admite crimes e é condenado a prisão perpétua.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1369910
Desde logo digo que apesar de haver pessoas que cometem coisas "más" e outras "boas", a verdade é que todos cometem no mínimo e em simultâneo coisas boas e coisas más. Portanto para quê julgar? A verdade é que somos todos irmãos e se um, neste caso Fritz, cometeu um acto horriendo, há que perceber porque o cometeu. Porque provavelmente ele tinha os seus problemas emocionais e sexuais e resolveu-os da pior forma. Sim, já sei que muitos se estão aí a mexer nas cadeiras com o que digo. Mas ele arrependeu-se e confessou e acho que a solução agora deveria ser um apoio psicológico para que ele nos seus últimos anos pudesse ultrapassar e curar todo esse lado obscuro que explorou durante a sua vida.

Digg Technorati Delicious StumbleUpon Reddit BlinkList Furl Mixx Facebook Google Bookmark Yahoo
ma.gnolia squidoo newsvine live netscape tailrank mister-wong blogmarks slashdot spurl

1 comentário:

Anónimo disse...

Para um melhor Portugal...