segunda-feira, junho 07, 2004

Teoria das relações (um cheirinho da biologia)

Ok, esta não é para pessoas sérias.
Vamos (para aqueles que estudam Biologia como eu) descrever o Modelo da Chave-Fechadura (aquele modelo de actuação das enzimas no corpo humano..) mas aplicado às relações humanas!
De acordo com aquele modelo, uma pessoa também atrai e inicia uma relação com uma (especialmente do sexo oposto) por afinidade, exactamente como uma enzima se liga ao substrato. Mas, penso que, ao contrário daquele modelo biológico, que o modelo da chave fechadura funciona melhor nos humanos, quanto mais diferentes e sem afinidades os seus intervenientes forem.
Reparem que os melhores modelos de relações humanos são aquelas nos quais ambos os elementos do par são absoluta e espantosamente diferentes e, no entanto, devido à sua boa dose de tolerância e aceitação, decidem render-se, em detrimento do seu ego e no bom nome do Amor, ao outro e ao mar de prazeres e paz que este promete.

No entanto, e em upgrade a este modelo já existente, talvez decida renomeá-lo (tal como aconteceu na Biologia) para o Modelo do Encaixe Induzido, no qual a enzima se altera ligeiramente para se integrar e execer sua actividade no substrato biológico (o receptor da acção enzimática).
Talvez o mesmo ocorra nas formas humanas e diria até, de forma mais ou menos mágica e revestida de sensualidade (não, não pensem em preconceitos, o amor é tão lindo e não há necessidade de barreiras e estranhezas por eu estar a falar em "encaixes induzidos")
É como o sexo (na sua vertente mais bela e não pretensiosa).

(E tal como uma enzima, também duas pessoas fazem amor, uma enzima doutra)

:)

Para os biológos que quiserem mais informação http://www.ciagri.usp.br/~luagallo/ENZIMAS.htm

Digg Technorati Delicious StumbleUpon Reddit BlinkList Furl Mixx Facebook Google Bookmark Yahoo
ma.gnolia squidoo newsvine live netscape tailrank mister-wong blogmarks slashdot spurl

Sem comentários: