sábado, outubro 24, 2009

Fúria Divina - José Rodrigues dos Santos

Provavelmente no último post, relativo à minha defesa das palavras de Saramago em Caim, fui também, tal como ele, demasiado cáustico e negativista. face à Bíblia.
Hoje, José Rodrigues dos Santos publicou Fúria Divina, um livro mostrando o lado do Corão em que apela à guerra contra os infiéis. De novo, o tema negativo e destruidor de mais um famoso texto religioso.

Pois, o importante é manter-se quer na Bíblia, quer no Corão, uma interpretação histórica do livro, assumindo que essas declarações punitivas e agressivas não precisam de ser aplicadas hoje em dia, e que podemos seguir apenas a parte positiva da Moral desses textos.

No entanto, não deixo de achar, tal como escrevi anteriormente, que estes dois textos estão demasiado anacrónicos, e são fontes de passagens apocalípticas e de apelo à guerra: vemos o resultado que estas têm!
Portanto, continuo a achar, e defendendo a liberdade religiosa e dos costumes Cristãos e Islâmicos, que os textos da Bíblia e do Corão são textos de um certo gosto mórbido pela destruição, algo que nunca nunca mostraria aos meus filhos!!

De uma certa maneira, e uma curiosa coincidência, José Saramago e José Rodrigues dos Santos foram os mensageiros dos perigos que as religiões contém, e da necessidade urgente da sua renovação: deitem fora os velhos livros sagrados e construam uma moral de Paz e Amor.

Continuo a defender a espiritualidade própria, mesmo que dentro dum contexto católico ou muçulmano, mas em defesa da paz e harmonia entre os povos e religiões!

Digg Technorati Delicious StumbleUpon Reddit BlinkList Furl Mixx Facebook Google Bookmark Yahoo
ma.gnolia squidoo newsvine live netscape tailrank mister-wong blogmarks slashdot spurl

Sem comentários: