O futuro da sociedade
Como será futuro da Humanidade?
Como será o futuro de Portugal e da Europa?
Como será o teu futuro, o meu, o nosso?
Em jeito de análise sociológica, apresento aqui ideias que tenho tido acerca deste reflexão.
A história é um rio que nos permite estudar o futuro penso.
Presumo que o futuro possa ser "lido" comparando e estudando aquilo que se passa já nos países mais evoluídos, nos países nórdicos. E estudando no que se passa em culturas milenares, também mais antigas que as europeias tais como a chinesa ou a da índia. Estas evoluções poderiam ser extrapoladas, advinhando-se que um país pudesse seguir o rumo dos seus vizinhos mais antigos. (mas diferentes rumos poderiam ser tomados também..) Vejamos:
Verificamos que o passado da humanidade mostrava a inclinação da sociedade (pequena e sem grandes desejos de expansão) para os lados da espiritualidade, arte e voltados para a natureza, quase como se vivendo uma alegre e duradoura simbiose.
Mais tarde surgiram as primeiras culturas que aperfeicoaram a agricultura e a construção de habitaçoes. Cada indíviduo desempenhava um papel nesta e lentamente surgirão os primeiros governos (mais do que chefes de tribos). Uns mais comunitários, outros mais democráticos, outros mais ditatoriais, outro mais liberais e outros de caracter mais feudal.
Império após "império", desde os gregos aos romanos, passando pela europa da idade dos descobrimentos e à actual sociedade, claramente dominada (diria até subordinada?) pelos EUA e um pouco pela europa.
Claro que quem analize um pouco de história dirá que uns meros 200 anos da sociedade actual, pós industrial e da revolução das comunicações (diria até uma ova, pois comunicações para uns míseros 1%), mas continuando quem tem esta abordagem multicultural e aos longo dos longos 100 milhares de anos de humanidade recente, uns 200 anos não são nada e muito coisa mudará de(para)certo.
Como será então um futuro dos diversos países do mundo? Que rumos tomarão? Como mudará a vida em sociedade? Ou pondo a questão mais r e a l i s t a, para que modo de viver caminhamos nós fazendo o que fazemos no tempo presente e como poderemos abordar de forma mais 'certeira' certos aspectos da vida que nações mais evoluuídas, nações mais antigas, civilizações milenares cometeram em ingenuidade um 'erro'.
Conhemento, dados históricos e espaço para uma reflexão de construção do futuro não faltam!
(em continuação)
Sem comentários:
Enviar um comentário