quinta-feira, abril 20, 2006

Aquecimento global

Hoje estive a ler umas páginas de estudos de que foram publicados na Nature acerca de simulações gigantes que estão a ser feitas para prever o clima daqui a umas décadas (quando tivermos os nossos 40 e 50 anos) e consoante diferentes cenários das emissões de CO2.

Basicamente ambos incluem um cenário em que os níveis de CO2 duplicam e outro em que quadriplicam (este acontece se a redução não for significativa e com os aumentos previsíveis de países como a Índia, a China)
Nos cenários as temperaturas globais são de prever que aumentem apesar de o abrandamento de algumas correntes oceânicas como a do Golfo causar um arrefecimento notório na Europa e nos EUA. As temperaturas são de esperar que possam subir entre os 3 e os 8ºC, o que no cenário de maior subida corresponderia a um planeta sem a calote polar norte durante parte do ano, mais ou menos como a Terra estava no final da era dos Dinossauros, num mundo completamente tropical.

De qualquer modo, também é prevista a subida em vários metros dos níveis do mar que inundaria claro está a maioria das nossas capitais actuais que se situam junto ao mar.
Todos estes cenários seriam completamente visíveis entre 2020 e 2060 consoante as projecções.
No pior cenário, a Europa seria mergulhada numa era mais glaciar devido à quebra das correntes oceânicas. Nesse caso as mudanças seriam catastróficas e tornariam muitos sítios mal habitáveis. Um aumento de precipitação e secas polongadas durante o Verão também são previstos em ambos os cenários.

Ou seja, olhem para as notícias e tirem todos as vossas ilações e se estas previsões não se estão a confirmar mesmo.

http://www.climateprediction.net/
http://www.gfdl.noaa.gov/~tk/climate_dynamics/climate_impact_webpage.html
http://www.metoffice.com/research/hadleycentre/models/modeltypes.html

Digg Technorati Delicious StumbleUpon Reddit BlinkList Furl Mixx Facebook Google Bookmark Yahoo
ma.gnolia squidoo newsvine live netscape tailrank mister-wong blogmarks slashdot spurl

Sem comentários: