sexta-feira, fevereiro 20, 2004

As naturezas da Consciência - Memes

Realmente adoro reflexões sobre a consciência. Li há pouco um artigo muito original e extremamente descontrututivo sobre todos os dogmas que um indíviduo possa ter de ciência, religião ou filosofia.
É a teoria dos memes que faz uma analogia com os genes e a relação entre estes como meios "egoístas" de replicação própria e evoluindo por mutação e pela troca de informação.
Os memes seriam todos os ideais de política, filosofia, ciência, religião, etc que nos definem e criam e recriam a nossa personalidade e a nossa cultura colectiva. Esses memes, ideias iriam sendo seleccionados pelo facto de possuírem e conferirem uma maior vantagem em termos de sobrevivência e maiores capacidades de replicação e autoprotecção, de forma análoga ao virús informáticos.
Nós, seríamos caixotes de lixo cheios desses memes que dão a ilusão "unrealistic" e surreal do nosso eu e do nosso mundo.

Descontrua-se o nosso ego, desconstrua-se a ilusão.

Ver artigo em http://www.memes.org.uk/meme-lab/DART96.HTM
Ver discussão e comentários em http://www.bioquimica.online.pt/cgi-bin/forumnew/YaBB.cgi?board=new;action=display;num=1065731138

Digg Technorati Delicious StumbleUpon Reddit BlinkList Furl Mixx Facebook Google Bookmark Yahoo
ma.gnolia squidoo newsvine live netscape tailrank mister-wong blogmarks slashdot spurl

Sem comentários: