sexta-feira, setembro 09, 2005

Ensino em Portugal

Estava a ver hoje no telejornal quando reflecti sobre a notícia da reforma do sistema educativo...
Faz sentido o Estado tomar a medida de ocupar o tempo inteiro dos professores e alunos na escola?
Acho que hoje em dia se cria uma sobrecarga de áreas educacionais alternativas, quando de impacto nem têm nenhum. Veja-se onde está a verdadeira cidadania ou educação sexual!
A minha mãe é professora há dezenas de anos e portanto sei bem do que falo. Ocupar tanto os alunos, priva-os dos momentos e de diversão (normais da idade) que poderiam ter com os colegas, afirma o conhecido psicólogo Daniel Sampaio.
Ele continua constatando que isso cria sentimentos de frustação e revolta nos alunos levando-os a comportamentos violentos ou desviosos nos poucos tempos livres que têm. As consequências estão à mostra como constata qualquer professor de uma área urbana!

Por outro lado, há já vários modelos alternativos de escolas (que por vezes os telejornais mencionam) onde se tentam criar uma aproximação mais humana e de auto-aprendizagem/ auto-descoberta dos alunos, estimulando a sua creatividade e inteligência.
Creio ser este o melhor modelo para as escolas.
Na minha opinião, o Estado peca por não levar a sério estas alternativas esplêndidas, como aliás é o caso também em diversas outras áreas, sejam o ambiente, a ordenação do território ou a economia.

(Não falemos também do aumento da idade de reforma que vai ser de seis meses a cada ano até 2014! Loucura!)

Digg Technorati Delicious StumbleUpon Reddit BlinkList Furl Mixx Facebook Google Bookmark Yahoo
ma.gnolia squidoo newsvine live netscape tailrank mister-wong blogmarks slashdot spurl

2 comentários:

Anónimo disse...

olá

Conheci agora o blog, através do site.

Não vi o telejornal hoje, mas pelo k vi nos ouyros dias deu pa perceber do k falas.

No entanto, nem tudo o k tem a ver com educação está mal neste governo, pelo menos os profs contratados já o serão por 3 anos, e não por apenas 1.

Sei k tens o curso de biologia aplicada. Também é esse o k vou seguir, ou, sempre pensei seguir. É q agora já nem sei se sigo Bio aplicada aos recursos naturais, ou Bio ambiental variante terrestre. Qual é a diferença entre elas ?

Quais são as saidas, concretas, para a Bio aplicada em Portugal ?

Qd puderes responde.

raquelsantos89@hotmail.com

fica bem ***

Anónimo disse...

Biologia Aplicada têm diversas saídas, pelo que são principalmente a nível da investigação e só muito menos indústria ou empresas (muito menos). Invetsigação é em universidades, centros e hospitais e principalmente area biomedica mas tb ambiente e ecologia. N há divisao em ramos no curso de b aplicada de braga